terça-feira, 10 de agosto de 2010

PM's na Segurança Privada



As Polícias Militares nas suas atividades diárias executando os serviços inerentes a sua função constitucional, efetuam além do policiamento ostensivo propriamente dito, outras atividades correlacionadas ao seu nível de atuação (atividades junto a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Inteligência...).

A presente conjuntura econômica mundial (com reflexos muito fortes no País), o sucateamento das Instituições Públicas e neste contexto o progressivo e alarmante aumento da criminalidade, contribuem para sobrecarregar fisicamente (demanda de trabalho, ou quantidade de ocorrências delituosas) e psicologicamente os agentes envolvidos no policiamento ostensivo (Policiais Militares). Estes agentes no cumprimento do seu dever sofrem com a falta de recursos materiais (armamento, munição, viaturas, coletes à prova de balas...) e também com a baixa remuneração recebida que na maioria dos casos não cobre suas necessidades; neste aspecto muitos agentes ingressam informalmente na Segurança Privada fazendo os chamados “bicos” nos horários em que deveriam estar descansando ou mantendo o preparo técnico-físico.

A preparação técnico-profissional de um Policial Militar é específica para exercer suas atividades, baseada em regulamentos e organização militares (hierarquia, disciplina, uso de uniformes...) para efetuarem-se as ações de policiamento ostensivo. Sua preparação é para situações diferentes àquelas enfrentadas por um profissional de segurança privada (Vigilante), ou seja, o Policial Militar é um profissional de segurança pública responsável por manter a ordem e o cumprimento da lei. No momento em que o Policial exerce atividades de segurança privada (“bicos” para garantir sua sobrevivência e dignidade) submete-se a uma carga extra de estresse, compromete sua saúde ocupacional e sob o peso da informalidade protege o patrimônio de terceiros (vida e bens) sem amparo de direitos trabalhistas.

Para que esta realidade seja modificada, torna-se necessário à valorização do profissional de segurança pública nos aspectos já mencionados em relação a recursos materiais, remuneração, treinamentos freqüentes e planos de carreira.

*Alexandre Moura de Oliveira é Consultor em Segurança Patrimonial , colaborador da Prosegur Brasil S/A .

Nenhum comentário: