segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Você está cuidando da máquina?


Logo que entrei na faculdade, tinha três coisas em mente: nunca trabalhar de paletó e gravata, nunca usar pasta James Bond e nunca trabalhar em uma fábrica. Realmente esse meu lado alternativo não foi muito para frente. Hoje gosto de usar paletó, a pasta é minha companheira (lógico que numa versão mais moderninha) e a experiência de trabalhar numa fábrica de uma multinacional foi fantástica e agradeço sempre esta oportunidade que tive em minha trajetória profissional.
E uma das grandes lições que absorvi e trago sempre comigo veio da área da manutenção. A importância dos indicadores de desempenho e da manutenção preventiva. Não ter mapeado as suas máquinas e equipamentos, não acompanhar a sua vida útil e seus indicadores e esperar acontecer o “imprevisto” do equipamento dar um defeito e parar a planta, sempre se mostrava a pior opção e o cenário mais custoso.
A briga entre o comercial (vender mais), a produção (produzir e fazer estoque para as “emergências”), a manutenção, querendo sempre o melhor para os equipamentos, e o financeiro (resultado) sempre gerava um estresse.
E o que trago esta semana para a nossa reflexão é como os profissionais, independente do nível hierárquico, estão preocupados com a manutenção preventiva da sua máquina produtiva. E que máquina produtiva é essa? Seu corpo e sua cabeça. Como você está cuidando desta máquina? Se antecipa, tem seus indicadores e faz a preventiva ou espera dar “pau” para correr atrás?
Há alguns anos, um cliente nos solicitou, durante o processo seletivo para um cargo dediretor-executivo, que incluíssemos uma etapa que seria uma check-up geral clínico e psicológico dos dois finalistas. Veja que era antes do processo ser fechado e o finalista ser escolhido. Eu questionei o por que desta solicitação e ele prontamente disse: “este executivo vai ser o responsável por uma operação fundamental para a nossa empresa no país, e não podemos correr o risco dele não suportar a pressão ou ter um problema grave de saúde ameaçando o sucesso da operação”.
E você tem se preocupado com seu projeto de vida e carreira? É impressionante como temos as mais variadas desculpas, e todas com alguma justificativa plausível para não ter ou dar tempo para este cuidado. Para a manutenção preventiva! A saúde virou somente uma questão de estética. Lógico que é bom estar bem consigo mesmo, mas penso em saúde como o funcionamento do motor de uma bomba ou o centro de um reator. De que adianta a pintura estar bonita se por dentro podemos ter um defeito a qualquer momento. E olhe que um defeito mínimo pode parar tudo.
Oportunidades profissionais às vezes podem ser perdidas por questões físicas e mentais. E as empresas estão cada vez mais preocupadas com isso, pois os prejuízos são muitos, ameaçando vez por outra grandes projetos. E ai, volto para a pergunta: você está cuidando desta máquina? Ou está achando que ela dura para sempre? Ou está entregando para terceiros?
Aqui vale o mesmo princípio que digo com relação à carreira: não entregue a responsabilidade da sua vida para terceiros ou para a fé de que nada vai acontecer. Pois, se aquela bomba que garante o funcionamento for monitorada e feita a sua manutenção preventiva, pode ter a certeza de que os impactos serão bem menores. Claro que haverá sempre um impacto mas, pode ter certeza, que serão menores.
Por isso monte já seu Plano Diretor de Manutenção, busque indicadores e especialistas em todos os equipamentos que compõem está fantástica “unidade fabril” que é você, meu amigo!

       Marcio Lopes



Nenhum comentário: