sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que você precisa saber sobre Gordura Trans e Ômega 3


Alguns tipos especiais de gorduras, como ômega-3, são saudáveis e cruciais para um sistema imunológico forte e uma pele saudável. A maioria dos alimentos possui mais de um tipo de gordura, outros possuem uma combinação prejudicial à saúde de gordura trans-saturada e saturada. Saiba o que pode e o que não pode com estas gorduras:
GORDURA TRANS: As gorduras trans são um tipo especial de gordura, que, em vez de serem formadas por ácidos graxos saturados ou insaturados, é um tipo específico formada por um processo de hidrogenação, quer seja natural ou artificial.
A gordura trans é muito utilizada nos produtos por aumentar sua validade, mas é extremamente nociva para o organismo. Embora alguma gordura trans seja encontrada na natureza. Em muitas áreas a gordura trans dos óleos vegetaisparcialmente hidrogenados substituiu a gordura sólida e óleos líquidos naturais.
Risco: Gordura trans age como a gordura saturada ao elevar o nível da lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL ou “colesterol ruim). Isso aumenta as chances do aparecimento de placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral.
Onde é encontrada: Na batata-frita, margarina e biscoitos amanteigados. Também estão presentes em muitos alimentos industrializados, bolosconfeitados e salgadinhos.
ÔMEGA 3: ômega 3 é um ácido carboxílico poliinsaturado, é essencial porque não pode ser sintetizado pelo corpo e deve ser consumido sob a forma de gorduras.
A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeoscolesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colestrol bom HDL. Possui ainda um importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinasinflamatórias, tromboxanos eleucotrienos.
Onde é encontrada: Presente em peixes gordurosos, óleos vegetais e nozes. Abaixa o nível de triglicérides e o colesterol total.
Risco: Alto consumo pode retardar a coagulação sangüínea.
Saúde: O ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o cérebro e o coração. No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois ele evita que as gorduras ruins a se fixem nos vasos sanguíneos.
Gorduras como fonte de energia?
Gordura é uma fonte concentrada de energia. Nossas reservas de energias provenientes de gordura são muito mais abundantes. Sendo assim, gorduras são essenciais quando se está exercitando por longos períodos de tempo.
Exercícios de baixa intensidade utilizam gordura como pelo menos metade da fonte de energia. Isto porque, para usar gordura como energia, é preciso muito mais oxigênio do que o necessário na utilização de carboidratos. Assim, em exercícios de baixa intensidade nos quais há farto oxigênio, gordura é a principal fonte de energia. Outro fator na utilização de gordura como fonte de energia é a duração da atividade física. Durante exercícios há um progressivo aumento da proporção de utilização de ácidos graxos em relação aos carboidratos como fonte de energia.
Atletas bem treinados utilizam mais gordura como fonte de energia. Sendo assim, eles economizam as reservas de glicogênio (reserva de carboidratos) conseguindo assim se exercitar por mais tempo. Já os “não atletas” utilizavam energia de carboidratos ao se exercitarem na mesma intensidade.

Nenhum comentário: