quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Beneficio de auxilio-doença será expedido sem perícia para afastamentos de até 60 dias

Foi apresentado nessa semana o novo modelo de concessão do auxílio-doença, que deve funcionar sem perícia para afastamentos de até 60 dias. Hoje o exame médico é obrigatório em todos os afastamentos com mais de 15 dias. A divulgação do novo sistema foi feito por Mauro Hauschild, presidente do INSS.
A nova regra deve entrar em vigor em nível de teste já no ano que vem, para que, se confirmado seu êxito, comece a valer em todo país em 2013. Inicialmente, a medida deve começar a funcionar na região Sul, em São Paulo e na Bahia. A proposta, apresentada no Conselho Nacional de Previdência Social, em Brasília, irá tornar desnecessária a perícia na maioria dos casos de doença ou acidente.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Geilson Gomes, serão beneficiados com a eliminação do exame aqueles que sofrerem pequenas faturas, passarem por cirurgia ou um pós-operatório ou estiverem com alguma doença infecciosa. Entretanto, para que o auxílio seja expedido sem perícia é necessário que o segurado leve um laudo médico, concedido por um profissional credenciado no sistema digital que será criado pela Previdência.
Já os segurados que sofrerem acidente de trabalho, apresentarem sintomas que não caracterizem doenças específicas (mal-estar e dores) ou possuírem doenças originadas desde o nascimento ou na fase infantil, deveram se apresentar para perícia médica.
Apesar de estar sendo desenvolvida a algum tempo, a medida já sofreu diversas alterações, porém parece que INSS chegou a um acordo. “Estamos próximos de ter a proposta estruturada”, disse Hauschild. O presidente afirmou ainda que não de descarta de apresentar uma proposta de 120 dias no futuro.
304237 beneficio auxilio doenca1 Beneficio de auxilio doença será expedido sem perícia para afastamentos de até 60 dias

Nenhum comentário: