sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Verdades e mitos que ouvimos durante a gravidez


Basta anunciar a gravidez que a futura mamãe passa a ouvir uma série de “fatos” a cerca da sua nova condição: se quer que seja menina, beba bastante leite; barria pontuda é sinal de gestação de menino; o parto acontece de acordo com a lua; cerveja preta aumenta a produção de leite – e por aí vai.
Cada palpite só serve para deixar a grávida mais ansiosa! Quem já passou por isso, sabe como é. Por isso, preparamos uma lista do que é verdade e do que é mito (e do que pode variar), confira a seguir:
Grávida não pode pintar o cabelo. MITO.
Ao contrário do que muita gente diz,  grávidas podem usar tinta no cabelo, mas apenas a partir da 12a semana de gestação, que é quando a formação do bebê já está completa. Ainda assim, é preciso ter cuidado e ao menor sinal de mal estar, o uso deve ser cortado e um médico deve ser consultado. E ao usar a tinta, o contato com o couro cabeludo deve ser evitado.
Beber cerveja aumenta a produção de leite. MITO.
O teor alcoólico da cerveja preta é inferior ao da cerveja clara, mas isso não autoriza o consumo da bebida durante a gestação e nem durante a amamentação. 100% do álcool consumido pela grávida vai para a placenta e também para o leite materno – ou seja, é o mesmo efeito de qualquer bebida alcóolica e, portanto, não está permitida.
Gestantes não podem comer comida japonesa. DEPENDE.
Com relação aos pratos quentes, em uma gravidez normal, não há restrições. Já pros alimentos crus, é preciso prestar muita atenção na higiene do local e na conservação dos produtos. Se estiver na dúvida, não coma. O que acontece é que durante o preparo do pescado cru, se o alimento for manuseado por mãos que não tenham sido lavadas e higienizadas corretamente, ele pode ser contaminado pelo protozoário Toxoplasma gondii,que se acumula embaixo das unhas e podem gerar problemas de saúde e intoxicação a quem consumir (problema que é potencializado no caso de gestantes).
Grávida não pode dormir de bruços. MITO.
A grávida pode dormir nessa posição se ela se sentir confortável, o que acontece até por volta do 4o mês de gestação. A barriga vai crescendo e dormir com a barriga pra baixo vai se tornando difícil. A posição mais indicada é dormir para o lado esquerdo para diminuir a pressão sobre a veia cava e facilitar a circulação sanguínea.
Durante a gravidez, a mulher não pode fazer peeling. VERDADE.
Nesse procedimento estético, as substâncias químicas utilizadas são muito fortes e são absorvidas pela corrente sanguinea da mãe e podem atingir o feto, por isso, não é adequado durante a gravidez. Mesmo durante a amamentação, é recomendável não fazer. Evite também qualquer creme para pele a base de ácido retinóico. O mesmo vale para os cremes anti-idade.
Grávidas não podem praticar musculação. DEPENDE.
Se a gestante já tem treinos regulares de musculação, pode continuar praticando desde que tenha autorização do médico e ajuste a intensidade do exercício. A musculação é uma modalidade considerada de médio risco para lesões durante a gravidez. Mas, repetindo, é importante consultar um médico antes.
Grávidas não podem tomar remédio contra dor de cabeça e contra gripe.DEPENDE.
Qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico, a gestante jamais deve tomar nada por conta própria. No caso de febre muito alta, dores de cabeça e no corpo, o paracetamol e a dipirona são as substâncias mais indicadas.
Café faz mal para a grávida. MITO.
O consumo moderado não faz mal ao bebê, desde que limitado a 4 a 6 xícaras por dia. Refrigerantes, chás, mate e chocolates entram nessa conta da cafeína.
Grávidas não podem fazer corrida.VERDADE.
A corrida não é recomendada devido ao impacto. O aumento da progesterona e da relaxina no organismo da mulher também coloca a mulher em risco de lesões articulares.
A gestante não pode tomar vacina. DEPENDE.
Há vacinas que são contraindicadas para as gestantes (como a febre amarela, tríplice viral e BCG). Entretanto, existem vacinas que são indicadas para gestantes e fazem parte do pré-natal (como a do tétano, hepatite B e da difteria) e outras que podem ser usadas em situações especiais (como a vacina da raiva).
Grávida pode ter relações sexuais. VERDADE.
O sexo está liberado durante toda a gravidez, desde que não haja recomendações médicas em contrário (o que pode acontecer em casos de gravidez de risco) e se a mulher se sentir confortável para o ato. Em muitos casos, devido às alterações hormonais, pode ser que a mulher sinta redução ou aumento da libido em algum período da gravidez.
Grávidas não podem tomar refrigerante. DEPENDE.
O consumo moderado é sempre o preferível, já que o consumo exagerado da bebida pode aumentar os riscos de diabetes gestacional. A bebida ainda tem a desvantagem de aumentar o desconforto gástrico, além de conter cafeína em alguns casos. O ideal é substituir as bebidas gaseificadas por sucos naturais.
Gestantes não podem ser doadoras de sangue. VERDADE.
No Brasil, o Ministério da Saúde proíbe a doação de sangue de gestantes e de lactantes. A doação de sangue compromete o estoque de ferro do organismo, o que pode levar a um quadro de anemia.
Grávidas não podem tomar banho de mar. MITO.
O ambiente aquático é um dos mais confortáveis para as gestantes. No caso de um banho de mar, a grávida deve evitar as águas mais turbulentas, mergulhos e também o impacto das ondas na barriga. Na praia, a futura mamãe deve redobrar os cuidados sob o sol, não devendo esquecer de se proteger muito bem porque, neste período, elas estão mais sujeitas às manchas de pele.
Gestantes podem descolorir os pelos. DEPENDE.Depende da substância predominante no produto que será usado; evite os com amônia na composição. A partir do segundo trimestre, a descoloração pode ser feita com água oxigenada ou com camomila, que é ainda mais recomendado. Na dúvida, consulte seu médico.
Gestantes não podem consumir adoçante. DEPENDE.
O uso deve ficar restrito às grávidas que precisam de maiores cuidados no controle de peso e às que são diabéticas. A Sucralose e Stévia estão liberadas, mas faltam estudos científicos suficientes sobre os efeitos dos outros tipos de adoçantes durante a gravidez.
É CRENDICE OU TEM ALGUM FUNDAMENTO?
  • O formato da barriga diz qual o sexo da criança? Não há nenhum fato cientídico que comprove esse mito. Não passa de uma crendice popular, mas ainda assim é divertido tentar adivinhar o sexo do bebê.
  • Chupar limão combate o enjoo? A saliva de uma gestante pede alimentos ácidos e temperos fortes, por isso, o limão é até recomendado. Mas é preciso ter cuidado, pois o excesso de ácidos na alimentação aumenta a possibilidade de desenvolver gastrite e aftas.
  • Grávidas sentem mais calor? Quando se está grávida, sente-se mais calor por conta do aumento do metabolismo. Com a chegada dos dias quentes de verão, a gestante também transpira mais, facilitando a perda de líquidos e sais minerais.
  • Ficar muito tempo sem comer aumenta o enjoo? A gestante não deve ficar muito tempo sem comer por dois aspectos: primeiro porque o estômago vazio secreta ácido, o que aumenta o enjoo; e segundo porque a grávida corre o risco de sofrer de hipoglicemia. Alimente-se a cada 3 horas.

Nenhum comentário: