quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CBF marca finais da Copa do Brasil 2013 para novembro


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira, 28, por meio de nota publicada em seu site oficial, o calendário do futebol nacional em 2013. A principal novidade deste anúncio foi a definição das finais da Copa do Brasil para novembro, sendo que a competição sempre ocorreu no primeiro semestre.
A segunda principal competição do futebol brasileiro, que terá novo formato a partir do próximo ano, será iniciada no dia 3 de abril e acabará em 27 de novembro. O torneio não terá jogos em junho, quando será realizada no País a Copa das Confederações, e contará com partidas divididas em oito datas até 22 de maio. Em seguida, será retomado em 3 de julho e contará com 12 datas até 27 de novembro.
A Copa do Nordeste volta ao calendário oficial da entidade a partir do ano que vem. Ela começa no dia 20 de janeiro e segue ao longo de 12 datas, em paralelo com os campeonatos estaduais, até o dia 17 de maço, quando acontece a final da competição. Após esta data, os times participantes poderão concentrar as atenções nos campeonatos de seus estados, que vão iniciar apenas com times não classificados para o Nordestão.
A CBF destacou em seu site oficial que, entre 15 e 30 de junho de 2013, período de disputa da Copa das Confederações, não haverá jogos em curso de nenhuma competição nacional. Com a disputa no Brasil da maior competição da Fifa antes da Copa do Mundo de 2014, o Campeonato Brasileiro será paralisado entre 9 de junho até 7 de julho, sendo que a última vez que o torneio ficou parado por um mês foi durante o Mundial de 2010, na África do Sul.
Semestral até a edição deste ano, a Copa do Brasil passará a contar com 86 times a partir do próximo ano, e não mais os habituais 64. Com o novo formato, os brasileiros que estiverem disputando a Libertadores de 2013 só entrarão na competição nacional em sua quarta fase. Ao total, são seis vagas abertas para equipes que virão por meio da competição continental. Caso apenas cinco times do país garantam vaga no torneio sul-americano, um sexto será definido por meio de colocação no ranking da CBF.
Ao confirmar o seu calendário nacional, a entidade que controla o futebol brasileiro também incluiu nele as datas dos torneios internacionais que serão realizados no próximo ano. Entre eles está a Copa Libertadores, que será encerrada apenas em 24 de julho de 2013 por causa da pausa ocorrida durante o período da Copa das Confederações - Neste ano, o Corinthians se sagrou campeão da América ao bater o Boca Juniors por 2 a 0 em 4 de julho, no Pacaembu.
A CBF também destacou em seu calendário as disputas dos amistosos da seleção brasileira. O primeiro está previsto para acontecer em 6 de fevereiro e o último para 19 de novembro, englobados em um total de 15 datas disponíveis para este tipo de confronto.
fonte:Agência Estado e Da Redação

Confira o calendário de 2013 anunciado nesta terça pela CBF


2 de janeiro - Início da pré-temporada
18 de janeiro - Fim da pré-temporada
Campeonatos estaduais
De 20 de janeiro a 19 de maio, com 23 datas
Copa do Nordeste
De 20 de janeiro a 17 de março, com 12 datas.
Copa Libertadores da América
De 23 de janeiro a 22 de maio - 15 datas
De 3 de julho a 24 de julho - quatro datas
Copa do Brasil de Futebol Feminino
De 26 de janeiro a 6 de abril - 10 datas
Copa do Brasil
De 3 de abril a 22 de maio - oito datas
De 3 de julho a 27 de novembro - 12 datas
Copa das Confederações
De 15 de junho a 30 de junho - 16 dias
Amistosos da seleção brasileira
De 6 de fevereiro a 19 de novembro - 15 datas
Campeonato Brasileiro
De 26 de maio a 9 de junho - cinco datas
De 7 de julho a 8 de dezembro - 33 datas
Série B do Campeonato Brasileiro
De 25 de maio a 11 de junho - seis datas
De 7 de julho a 30 de novembro - 32 datas
Série C do Campeonato Brasileiro
De 2 de junho a 9 de junho - duas datas
De 7 de julho a 24 de novembro - 22 datas
Série D do Campeonato Brasileiro
De 2 de junho a 9 de junho - duas datas
De 7 de julho a 20 de outubro - 16 datas
Copa Sul-Americana
De 14 de agosto a 28 de agosto - duas datas
De 23 de outubro a 11 de dezembro - oito datas
Mundial de Clubes da Fifa
De 11 de dezembro a 21 de dezembro - 11 dias

Um comentário:

Anônimo disse...

Clubes e torcedores devem ter atenção ao valor da Copa do Brasil. Depois da unificação da Taça Brasil com os Campeonatos Brasileiros, o mesmo deverá ocorrer em relação à Copa do Brasil.
Postado por Miguel D Avila.