sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CUT e Contracs comunicam Sodexo ao ministro Carlos Lupi

Documento entregue pelas entidades solicita discussão sobre participação da empresa no Programa de Alimentação do Trabalhador

Escrito por: Paula Brandão

 
%C2%A0%C2%A0Renato%20Alves/MTE%C2%A0%C2%A0">
Tudi entrega documento ao ministro Carlos Lupi
Tudi entrega documento ao ministro Carlos Lupi
Em audiência realizada nesta quinta-feira (2) com o ministro Carlos Lupi, no Ministério do Trabalho e Emprego, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) entregaram documento solicitando a discussão sobre participação da multinacional francesa Sodexo no Programa de Alimentação do Trabalhador e a revisão da lei que o rege.
 
A reunião teve a participação da presidente da Contracs, Lucilene Binsfeld (Tudi), de Valeir Ertle, da Executiva Nacional da CUT e secretário de Relações Internacionais da Contracs e de Alci Matos, secretário de Finanças da Confederação. Também participaram representantes da Service Employees International Union (SEIU), do Forum Justice for the African World (TransAfrica) e de trabalhadores da República Dominicana e da Colômbia que tiveram seus direitos trabalhistas e sindicais violados pela empresa.
 
A CUT e a Contracs reafirmaram ao ministro o apoio à campanha internacional que visa levar a Sodexo a responder por violações a direitos básicos.  A empresa  é considerada a 20ª maior do mundo e recentemente adquiriu a VR, uma das maiores na área de benefícios.
 
%C2%A0%C2%A0Renato%20Alves/MTE%C2%A0%C2%A0">
Casos de violação de direitos e perseguição a sindicalistas são relatados ao ministro
Casos de violação de direitos e perseguição a sindicalistas são relatados ao ministro
A Sodexo se apresenta como uma empresa de responsabilidade social, mas há graves denúncias no Marrocos, Quênia, Colômbia, República Dominicana e Estados Unidos. A delegação relatou ao ministro alguns casos, como a realização de testes de gravidez antes da admissão de mulheres e exames periódicos para saber se alguma engravidou e, em caso positivo, demissão. Outra denúncia é sobre a alimentação dos trabalhadores da empresa, composta de sobras, o que resulta em inúmeros casos de intoxicação alimentar.
 
A perseguição a sindicalistas é recorrente. A empresa se recusa a negociar salários, cláusulas sociais e trabalhadores e trabalhadoras são sumariamente demitidos caso se manifestem sobre questões trabalhistas.
 
No Brasil, a Sodexo é a maior fornecedora de benefícios do PAT. A empresa é uma das principais na disputa do fornecimento de alimentação para as Olimpíadas 2012 que acontece em Londres. Vale lembrar que o Brasil será sede da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas 2016 e também será aberta uma concorrência.
 
O ministro se colocou à disposição para receber relatórios e estudos que comprovem as denúncias. Uma vez comprovadas, comprometeu-se a encaminhar comunicação oficial aos governos de cada país envolvido expondo a posição do Brasil sobre o caso. “Teremos que agir desde a fiscalização até a denúncia pública. Se necessário faremos denúncia formal à Organização Internacional do Trabalho”, declarou Lupi.
 
Para Lucilene Binsfeld, “o comprometimento do ministro sem dúvidas contribui para o fortalecimento da campanha contra as práticas antitrabalhistas e antissindicais que esta empresa, que se apresenta como adepta da responsabilidade social, tem realizado pelo mundo”.

Nenhum comentário: