sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Câncer de Mama Aprenda a fazer o auto-exame continuação

O rastreamento do câncer de mama feito pela mamografia, com periodicidade de um a três anos, reduz significativamente a mortalidade em mulheres de 50 a 70 anos. Nas mulheres com menos de 50 anos, existe pouca evidência deste benefício. O Instituto Nacional de Câncer recomenda que o Exame Clínico das Mamas - ECM seja realizado a cada três anos pelas mulheres com menos de 35 anos, a cada dois anos pelas mulheres entre 35 e 39 anos e anualmente pelas mulheres entre 40 e 49 anos. As mulheres na faixa etária entre 50 e 70 anos devem submeter-se ao exame anual ou semestral, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.


Recomendações do INCA para realização dos exames

Idade AEM ECM Mamografia
acima de 35 anos suspeita mensal pelo menos a cada 2 anos pelo menos a cada 2 anos
35 a 39 anos suspeita mensal pelo menos a cada 2 anos só se houver
40 a 49 anos mensal anual só se houver
50 anos ou mais mensal 1 a 2 vezes por ano só se houver



APRENDA AGORA A FAZER O AUTO-EXAME DAS MAMAS

Diante do espelho
Eleve e abaixe os braços, observando se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor dos mamilos.
Durante o banho
Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita, estendendo até a axila, e procure por caroços. Faça o mesmo na mama esquerda. Observe também, se não há secreções pelos mamilos.
Deitada

Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama esquerda, procurando por caroços. Inverta a posição para o lado direito e apalpe a mama direita da mesma forma. Observe também, se não há secreções pelos mamilos.
Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. Faça o mesmo com a mama direita.


ATENÇÃO

Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor!
Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiga o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.


Fonte:
INCA - Instituto Nacional de Câncer - Ministério da Saúde

Nenhum comentário: