quinta-feira, 7 de abril de 2011

Doze crianças morrem em ataque de atirador à escola no Rio

Doze crianças morreram na manhã de hoje após o ataque de um atirador à  Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de  Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, invadiu a unidade por volta das 8h da manhã desta quinta-feira, 7, e realizou os disparos contra estudantes e funcionários. O atirador, ex-aluno da escola, também morreu. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Rio. Há outros 22 alunos feridos. Policiais, Corpo de Bombeiros e ambulâncias estão no local.
Em frente à escola, uma multidão se aglomera em busca de iformações. Muitos pais estão em frente à unidade e  ainda não conseguiram notícias  sobre os filhos. As vítimas foram levadas para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, onde tiveram os primeiros socorros. Algumas crianças estão sendo transferidas por helicóptero para outros hospitais, incluindo o Souza Aguiar, para os casos mais graves. Segundo a Prefeitura do Rio, a escola teria 400 alunos no momento do ataque, com idade média entre 9 e 14 anos, divididas em 14 salas.
Agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) do Rio faziam uma fiscalização em uma rua próxima à Tasso de Oliveira, por volta das 8 horas, quando uma criança baleada avisou à equipe que havia um atirador dentro da escola. Policiais militares do Batalhão de Polícia Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRV), que acompanhavam a ação do Detro, se deslocaram até o local. 
De acordo com os pais e vizinhos, muitos professores salvaram os estudantes ao trancar a porta das salas de aula e travar as maçanetas com cadeiras. Os alunos saíram apenas após o fim dos disparos. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), se dirigiu para a escola e já chegou ao local.
Ainda não há informações sobre o que teria motivado o crime. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, criminoso teria deixado uma carta, com textos desconexos. Testemunhas, incluindo policiais, relatam que Wellington teria atirado contra duas crianças antes de entrar na escola, onde informou que iria fazer uma palestra. O atirador teria utilizado dois revólveres calibre 38 que foram recarregados mais de uma vez.  

Nenhum comentário: