quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Martin Luther King Jr.

Todos os anos comemora-se, nos EEUU, na passagem do terceiro domingo de cada mês de Janeiro, a data reservada aos direitos civis dos negros. O que ali se tornou um feriado nacional e é tido como o dia de Martin Luther King Jr. em consideração à sua destacada luta.
Um mundo melhor surgiu da conjunção de idéias daqueles que foram considerados defensores de estratégias de mudança sociais pela não violência. Um dos mais atuantes foi fora de dúvidas essa criatura humana que se aproveitou das idéias de outro reconhecido partidário do pacifismo. Por sinal, integrante do nosso quadro de IIrm:- Mahatma Gandhi, na Ìndia.
Martin Luther King Jr. era pastor de Igreja Batista, nos Estados Unidos. Seus ascendentes se sobressaíram, nesse mister, na Igreja de Ebenezer. King admirou e sentiu-se tocado com proponentes sociais do evangelho, como o fizera seu pai. Percebeu a igreja como um instrumento importante, para aprimorar as condições de vida dos afro-americanos. Assim, poucas pessoas tiveram oportunidade de causar tamanho impacto, na consciência americana e, talvez mundial. Tornou-se um dos principais líderes de movimento a favor dos direitos civis das minorias de sua terra.

Com visão extraordinária, ele nos legou uma bandeira de luta. Teve grande capacidade de fortalecer seu prestígio invulgar, o que possibilitou desenvolver todos os seus protestos pacíficos usando as mesmas condições de Gandhi:- a "arma da não violência".

Uma frase do líder pacifista hindu que dá a medida do critério utilizado por eles:- "Se um único homem atinge o mais elevado grau de amor, isso será suficiente para neutralizar o ódio de milhões". Apegados a isso, eles enfrentavam todos com determinação incontida.

Nasceu em Atlanta, no dia 15 de Janeiro de 1929, e foi assassinado em Memphis - Tenessee por um branco que "escapara" da prisão, no dia 4 de abril de 1968.
Sua formação inclui a Faculdade de Morehouse, em que conheceu o presidente Benjamim Mays e outros ativistas sociais cristãos que o influenciaram, no sentido de se tornar um ministro e como tal servir a sociedade.
Continuou estudos religiosos no Seminário Teológico em Chester, Pennsylvania, e na Universidade de Boston Ali recebeu um doutorado em teologia sistemática em 1955. Rejeitou ofertas para posições acadêmicas porfanas e completou o PhD para voltar ao Sul onde se dedicou ao pastorado em Dexter Igreja Batista em Montgomery, Alabama.

E a partir de então, através do enorme prestígio que soube cativar, garantiu que a mansidão e a fraternidade seriam as principais estratégias de sua tenaz resistência, nas lutas pelos direitos dos Homens negros, à igualdade.
Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1964, pelo que realizou.
Lutou com denodo pelo fim da segregação racial. Já no ano seguinte ao que assume sua missão evangélica, lidera um boicote nos transportes dos ônibus da cidade, que dura cerca de um ano. A decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos declarou as leis de segregação de Alabama inconstitucionais e a proibiu especificamente, colocando fim nessa luta. Como resultado King foi eleito presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery. Com o boicote ele ganhou proeminência em toda Nação Americana graças a habilidade de sua oratória e reconhecida coragem pessoal.
Em 1960, consegue liberar o acesso de negros a bibliotecas, parques públicos e lanchonetes.
Destacam-se também:-
- A campanha, em 1963, a favor dos direitos civis, em Birmingham Alabama, à realização do censo para aprovação dos votos dos negros.
- Nos estados do sul volta-se para as condições da educação e de moradia.
- Dirigiu a histórica 'marcha' para Washington, que reúne 250 mil pessoas pela igualdade racial, em 28 de agosto de 1963. Nesta ocasião pronunciou o famoso discurso 'I have a dream' ('Tenho um sonho'). Da Marcha, resultam a Lei dos Direitos Civis de 1964, que garante a igualdade de direitos civis, e a Lei dos Direitos de Voto em 1965, que assegura aos negros o direito de votar.
Encontrou grandes obstáculos como às claras divisões entre os negros. Passou a enfrentar desafios, partindo de Malcolm X's pela mensagem de autodefesa e nacionalismo do negro. Sua casa foi bombardeada. Foi condenado junto com outros líderes pelo boicote á companhia de ônibus. Sentiu resistência crescente nas manifestações dos líderes políticos nacionais. O diretor do FBI J. Edgar Hoover passou a cercear-lhe suas afluências Percebeu que vinha perdendo o apoio dos brancos liberais, quando as relações com Lyndon Johnson atingiu um dos pontos mais baixos. Tudo coincidia com sua posição de crítico à intervenção americana, na guerra de Vietnã, à sua simpatia a movimentos estudantis e aos apoios mais e mais amplos que emprestava às causas das classes sociais que também reclamavam status melhor. Foi assassinado exatamente enquanto ajudava e prestava apoio a trabalhadores de lixo em Memphis em greve declarada.
Para finalizar deixamos duas frases ditas por Martin Luther que devem ser observadas, no sentido de se compreender um pouco melhor o norte que desejou para a sociedade dos Homens:-
1 - "Creio que os homens pacíficos um dia reconstruirão o que os egoístas destruíram".
2 - "Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos."
Martin Luther King nos participou:- "Eu tenho um Sonho" e fez o que pode por suas aspirações. Ele também pediu a todos os homens sinceros que não deixassem de realizar o que prometeram a si mesmo, a sociedade, a sua pátria e a sua família livres de qualquer pressão e totalmente compenetrados do que faziam. Homens que prometeram a todos um mundo Melhor!

Será que nós, maçons, estamos realizados? homens que se apresentaram a sociedade como sendo livres e de bons costumes carregados de compromissos assumidos sob juramentos, divisando as bandeiras erguidas, por nossos antepassados, em prol da liberdade, da igualdade e da fraternidade para todos os seres de todos os cantos, credos e raças?

Nenhum comentário: